Europa, 1829. Um rapaz de pele escura desembarca de um transatlântico no porto de Le Havre para ir de carruagem para um colégio de elite nos arredores de Paris. Mas não é um estudante como os outros: é solitário, taciturno, e ninguém sabe qual é o seu verdadeiro nome. Quem quer ser seu amigo pode chamá-lo Nemo.
Apesar da sua desconfiança e do mistério que o envolve, Nemo faz dois amigos no colégio: Ashlynn, a jovem de cabelos com canudos loiros de boneca e olhos sedentos de liberdade, e o criado Daniel, com um passado de acrobata de circo e um coração generoso.
Nemo revela o seu segredo apenas a estes amigos: de onde vem e por que perdeu o seu nome. Nemo tem uma missão a cumprir. Alguém atravessou o Oceano para o prender. E ele está decidido a não se deixar apanhar. Juntos, os três amigos vão partir para uma grande aventura que exige iniciativa, confiança e muita coragem.
Este é o primeiro episódio da história do jovem Nemo, o rapaz destinado a tornar-se o legendário Capitão do Nautilus, que viajará vinte mil léguas submarinas.
-Eu não tenho nome - respondeu - Tive um, mas há tempos que foi esquecido. Já não sou ninguém.
- E como é que te chamo?
- Se quiseres, chama-me Nemo.