Ao longo de quase uma década, Rachel Caine virou costas a casa, mantendo-se distante. Tudo devido às disputas familiares e ao seu trabalho de monitorização de lobos numa reserva do Idaho.
Mas agora, desafiada pelo excêntrico Conde de Annerdale a participar num projeto controverso, que visa a reintrodução do lobo-cinzento no interior britânico, regressa à paisagem agreste do Lake District.
O projeto do conde alicerça-se no sonho antigo e idílico de uma natureza selvagem e indomada. Embora Rachel tenha de ter em consideração algumas cedências à modernidade.
O regresso do lobo-cinzento após centenas de anos coincide com a própria regeneração de Rachel, no contexto de uma maternidade iminente e da reconciliação com a família.
O Regresso dos Lobos investiga a essência do que é a natureza em estado selvagem e o estado de selvajaria. Tanto no animal como no humano.
Procura compreender os aspetos mais obsessivos da humanidade: o sexo, o amor e o conflito, o desejo de encontrar respostas para o propósito da nossa existência. Tudo num expor dos sistemas complexos que nos governam.
Sarah Hall, autora de O Regresso dos Lobos, é finalista do Man Book Prize.