O Árabe do Futuro - SATTOUF, RIAD
Ser jovem no Médio-Oriente (1978-1984)
Uma novela gráfica de cariz autobiográfico e alcance político em que, com um humor arrasador e uma grande sensibilidade, o autor conta a sua infância e juventude na Líbia do General Kadafi e na Síria de Hafez Al-Assad.
A ideia desta obra - confessa o Autor - remonta aos começos da guerra civil na Síria, em março de 2011. A fusão da sua história pessoal com a História real do mundo árabe, ambas contadas através do olhar inocente da criança que ele é na narrativa, dá a este álbum uma importante dimensão sociológica e confirma que a autobiografia é um dos segmentos maiores da BD atual.
Primeiro volume de uma anunciada trilogia, este título atingiu já em França o estatuto de bestseller, com mais de 220.000 exemplares vendidos desde o seu lançamento, em maio de 2014. O 2º volume, ansiosamente aguardado pelo público e pela crítica, acaba de ser lançado em França (a 11 de junho) com uma tiragem 130.000 exemplares, um número muito acima do normal para este género literário.
Internacionalmente o sucesso desta obra é também assinalável, encontrando-se os direitos de tradução vendidos para várias línguas, entre as quais o árabe.