Biográfia
.

Maria Teresa Maia Gonzalez

Biográfia

nasceu em Coimbra, em 1958. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Franceses e Ingleses – pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Foi professora de Português, Inglês e Francês, no ensino particular e público, entre 1982 e 1997, em Alverca do Ribatejo, Manique e Lisboa.
Muito cedo sentiu despertar o gosto pelas histórias ouvidas e lidas em família. Com cerca de 9 anos de idade começou a sentir o gosto pela escrita, escrevendo poemas e histórias com regularidade. Iniciou a sua carreira na escrita em 1989, quando ainda era professora.
Recebeu o Prémio Verbo-Semanário, juntamente com Mª do Rosário Pedreira, pelo livro «O Clube das Chaves entra em acção», em 1989.
Da sua obra constam sobretudo romances juvenis, sendo também da sua autoria histórias infantis, fábulas, poesia, contos, crónicas, ficção para adultos e uma colecção juvenil de peças de teatro.
São temáticas recorrentes nos seus livros os direitos das crianças e dos adolescentes, a espiritualidade e os problemas da adolescência, nomeadamente, a solidão, as perdas, a depressão, os conflitos familiares, as dependências químicas, a violência em meio escolar, a violência doméstica, a sexualidade e a afetividade. Vê o livro destinado aos mais novos como veículo promotor dos valores humanos, sobretudo o respeito pelo indivíduo e pela Natureza, a paz, a saúde, a harmoniosa convivência entre gerações e culturas diversas, e a espiritualidade.
Do seu livro mais conhecido, «A LUA DE JOANA» (traduzido e publicado em cinco países: Albânia, Alemanha, Bulgária, China e Espanha), foi feita uma adaptação para teatro levada à cena pelo grupo Artyaplausos, em Lisboa e noutras cidades do País, em 2007, 2008 e 2009. Em Abril de 2013, deu origem a uma adaptação teatral pela Companhia Grupo Jovem do Teatro de Carnide, no Festival Aplauso. Em outubro de 2016, deu origem a uma nova versão teatral, pela Companhia de Teatro Umbigo, em Lisboa, a qual voltou a representar a mesma peça em 2017 e em 2018 (Teatro de Carnide e Teatro da Malaposta).
Foram, também, adaptados para teatro, por diversas Companhias Teatrais, os livros:
«BOAS FÉRIAS, MIGUEL!» (Companhia de Teatro OS INADAPTADOS, Lisboa, 2013) «UM SONHO DE PRESENTE» (Companhia de Teatro ARMAZÉM AÉREO, Lisboa, 2013) «CARTAS DA BEATRIZ» (GRUPO JOVEM DO TEATRO DE CARNIDE, Lisboa, 2013) «TANTOS MENINOS DIFERENTES E TODOS SURPREENDENTES!» (Companhia de Teatro ACADEMIA SÉNIOR DE CARNIDE, Lisboa, 2013) «O PAI NO TETO» (UMBIGO – COMPANHIA DE TEATRO, Lisboa, 2013) «A RAPARIGA VOADORA» (Companhia TEATRO DO SILÊNCIO, Lisboa, 2013) «OS HERDEIROS DA LUA DE JOANA» (Companhia CONTRAPALCO- PRODUÇÕES DE TEATRO, Lisboa, 2013) «A HISTÓRIA DOS BRINCOS DE PENAS» (Companhia LUA CHEIA – TEATRO PARA TODOS, Lisboa, 2013) «PÊ, O MONSTRO DA PREGUIÇA» (Companhia de teatro ASSOCIAÇÃO TENDA, Lisboa, 2013)
Além de «A Lua de Joana, estão também traduzidos e publicados noutros países os livros:
«BOAS FÉRIAS, MIGUEL!» (ed. Presença), publicado na Bulgária, a Coleção Infantil «HISTÓRIAS DO CÉU», publicada na Polónia, «OS ÓCULOS DO MÁGICO», publicado na Bulgária. Estão também traduzidos (para a língua búlgara) os livros «O GUARDA DA PRAIA», «VOA COMIGO!», «GASPAR E MARIANA», «A FONTE DOS SEGREDOS», «CARTAS DA BEATRIZ», «ANTI-BONSAI», «O MEU AVÔ FOI PARA O CÉU» O livro infantil «VEM REZAR COMIGO!» foi publicado no Brasil em 2011.
O livro infantil «A AVÓ E EU» foi publicado em Itália em 2011.)
O livro juvenil «CARTAS DA BEATRIZ» foi publicado na Hungria em 2013.
O livro infantil «TANTOS MENINOS DIFERENTES E TODOS SURPREENDENTES!» foi publicado no Brasil.
Da colecção «O Clube das Chaves», de que é co-autora, foi feita uma adaptação para uma séria televisiva com o mesmo título, exibida num canal de televisão nacional e também num estrangeiro (Canal Panda).
Vários livros juvenis da sua autoria foram seleccionados para o concurso nacional «OLIMPÍADAS DA LEITURA», entre eles, «Gaspar & Mariana», «A Fonte dos Segredos» e «O Guarda da Praia».
Foram publicados alguns CONTOS inéditos da sua autoria: Revista Cais (conto «Como as estrelas», Dezembro de 1997), Revista Barata, (conto «O branco») Revista Família Cristã (Conto «Um cachecol para Jesus», Dezembro de 2007).
O seu conto «Lu, uma irmã inesperada», foi publicado no livro «Histórias com Regaço II», editado pela Casa do regaço (Póvoa de Varzim)
Colaborou mensalmente com crónicas sobre temáticas relativas à Educação, na Revista Família Cristã, em 2008 e 2009.
Em 2010, o site do Plano Nacional de Leitura passou a incluir o filme de uma apresentação, feita pela autora, do seu livro infantil «O Castelo dos Livros».
De 2014 a 2016 foi colaboradora mensal da Rádio Renascença, com crónicas sobre literatura e espiritualidade, no Programa «Princípio e Fim».
Muitos excertos dos livros da autora constam de manuais escolares para os vários níveis de ensino, sobretudo dos 2º e 3º Ciclos.
Desde 1990 até à presente data, visita regularmente bibliotecas, bem como escolas públicas e privadas, onde as suas obras são usadas com objectivos pedagógicos, nos vários níveis de ensino. Estes encontros têm-se revelado muito frutuosos, sobretudo no que se refere à promoção da leitura e constituem grande fonte de inspiração para a autora.
O nome da Autora foi dado às seguintes Bibliotecas:
Biblioteca Escolar Maria Teresa Maia Gonzalez (Escola Eb1 JI de Famões – Odivelas) Biblioteca Municipal Maria Teresa Maia Gonzalez (Fornos de Algodres – Guarda) Biblioteca Escolar Maria Teresa Maia Gonzalez (Escola Básica de Bucelas)
Foi a autora portuguesa nomeada para o PRÉMIO ALMA em 2016, 2017 e, novamente, 2018 (deste feita, a nomeação foi feita pelo próprio Júri Internacional do Prémio Alma).
Foi a autora portuguesa nomeada para o Prémio Ibero-Americano de Literatura Infanto-juvenil, em 2017. Vários títulos desta autora constam do PLANO NACIONAL DE LEITURA.






Ver todos os livros da autora
livros do autor

O Meu Anjo da Guarda e Eu

O Livro do Pai-Nosso A Oração das orações explicada aos mais novos

A Porta Azul do Mar

A ONU e Tu Livro de Histórias

O Rapaz que Salvou os Livros

A Bisa Faz Anos

Nova Optimapress Lda © Copyright 2015
Todos os direitos reservados.
Carlos